terça-feira, 28 de outubro de 2008

Fernando Nobre apresenta em álbum "rosto dos sem rosto"

Lisboa, 28 Out (Lusa) - Fernando Nobre, presidente da AMI (Assistência Médica Internacional), lança hoje um álbum de fotografia, "Imagens contra a indiferença", em que pretende "dar rosto aos sem rosto".
"Cada fotografia encerra uma história. Parafraseando Vitor Hugo, eu quis dar rosto aos sem rosto, foi uma maneira de lhes dar rosto, ficaram muitos milhares e milhões a faltar, mas aqueles pelo menos ficaram retratados. Muitas pessoas morrem sem deixar rasto, nem têm bilhete de identidade, nascem e morrem sem ninguém saber que existiram. Foi uma maneira de lhes dar um rosto e de saberem que não morreram assim, anonimamente", disse à Lusa Fernando Nobre.
Com este álbum, Nobre encerra a trilogia contra a indiferença.
"O que tinha para dizer está dito", frisou o médico, que considera que "uma imagem vale mais que mil palavras" mas não quer "chocar".
"Não quis fazer um livro de choque, seria fácil, com situações de guerra. Sou um fotógrafo amador, não uso aquelas 'metralhadoras', faço fotografias com uma pequenina máquina de bolso, e quando o que vejo me interpela disparo a minha maquinazinha", descreveu.
"Todas as fotografias que fiz e foram milhares, foi porque me interpelaram. Perdi muitas delas, outras estragaram-se, outras estão mal, mas muitas ficaram gravadas na minha retina. Há fotografias que não fiz por pudor, porque achei que não tinha esse direito", observou, sublinhando que o seu "lema de vida" tem sido "contra a indiferença", por ser "um ser humano inconformado que protesta e grita sempre que pode".
O álbum inclui 150 fotografias tiradas em 50 países entre 1982 e 2008 e será hoje apresentado por Eduardo Gageiro e Adriano Moreira no Salão da Academia de Ciências, ás Mercês, pelas 18:30.
"O álbum está dividido em quatro capítulos: mulheres, crianças e idosos,que são os três elos mais fracos da cadeia humana perante qualquer tragédia, e um quarto sobre cenas de vida", explicou.
"O protesto e a indignação que vi,espero que a fotografia os possa despertar noutra pessoa", acrescentou, lembrando que a fotografia mais antiga do álbum data de 1982 e "foi tirada em Beirute a uma menina que tinha operado a uns estilhaços, durante o período em que esteve lá o general Sharon".
No próximo mês, dia 04, Fernando Nobre irá apresentar um livro de histórias infantis e, em termos editorais, prevê "escrever ensaios sobre o estado do mundo".

Sem comentários: